Assistente virtual para Clínicas Veterinárias e Pet Shop: o que você ganha?
Atualmente, oferecer um bom atendimento em clínicas veterinárias e pet shops vai muito além de apenas atender o animal à sua frente. A experiência gerada nos tutores tem um papel muito importante na hora de definir se o atendimento foi satisfatório e, por consequência, se a clínica vale a confiança e fidelização do cliente.
À medida que as empresas crescem e se desenvolvem, é normal sentirmos que a proximidade com o cliente vai dando lugar para uma troca menos intimista, e mais fria. E isso não é culpa de nenhum dos lados, pelo contrário! Entretanto, é necessário compreendermos que, com o passar do tempo, não conseguimos mais dar 100% de atenção para todas as áreas que atuamos, e em todos os momentos que queremos. E, a partir desse momento, entram os assistentes virtuais!
Afinal, o que são assistentes virtuais?
Os assistentes virtuais são um estilo de chatbot, porém mais completos e tecnológicos! Chatbots são nada mais que bots (robôs, em inglês), que são capazes de interagir com os clientes através de um chat. Com certeza você já deve ter visto e se comunicado com essa ferramenta em aplicativos de bancos, a exemplo do Nubank, e outras plataformas, como o Waze e Google Maps.
Assim, todas as interações com software – que pode ser criado especificamente para a empresa ou contratado – acontecem por meio de mensagens de texto, direcionadas para responder o cliente de acordo com a necessidade.
Em contrapartida, os assistentes virtuais podem ser acionados tanto por mensagens de texto quanto pela voz. Além disso, com o avanço da tecnologia, foram aperfeiçoados para apresentar as informações mais importantes, valorizando o tempo do cliente. A inteligência artificial vem sendo cada vez mais aperfeiçoada, ganhando novas funções que permitem que o assistente virtual compreenda a mensagem por completo, e não só palavras-chave inseridas na programação.
Por exemplo: se você enviar “meu cachorro está com tais sintomas, qual medicação posso dar para ele?”, o assistente virtual não só lhe apresentará remédios que podem auxiliar, mas podem atuar como um pré-atendimento, caso este se faça necessário. Dessa maneira, você está valorizando tanto o tempo de seus profissionais, quanto dos pacientes, priorizando também situações que necessitem maior atenção – em casos graves, o tempo pode ser crucial para garantir a saúde e bem-estar do animal.
E quais os benefícios de adicionar assistentes virtuais?
Como já dito, o relacionamento entre os clientes e a clínica veterinária depende quase que totalmente da experiência proporcionada pelo atendimento. No caso da medicina veterinária, sabemos que a gestão correta do tempo é de extrema importância, principalmente por lidarem não só com a oferta de serviços, como também com vidas. Logo, os melhores resultados aparecem quando o médico veterinário pode se concentrar nos procedimentos clínicos e cirúrgicos, dinamizando o tempo gasto com o pré-atendimento.
Para a maioria das pessoas, os pets são como filhos, e devem ser tratados com atenção. E, do mesmo modo que procuramos ter médicos de confiança que atendam nossa família quando necessário, isso serve também para os animais. O médico veterinário fideliza seu cliente ao se tornar o profissional capaz de transmitir tal segurança para o tutor. Mas, como podemos fazer isso?
A implementação de assistentes virtuais pode ser uma grande aliada nesse quesito, ao criar a possibilidade da interação entre clínica e cliente, sem a necessidade do atendente estar presente do outro lado da tela. A automação proporcionada pelos assistentes virtuais pode, por exemplo, auxiliar no agendamento de consultas, além de banhos e tosas. A venda de medicamentos e produtos também é facilitada, pois o atendimento virtual faz com que mais pessoas possam ser atendidas em um menor espaço de tempo.
Os assistentes virtuais podem, assim, realizar atendimentos rápidos e funcionais a qualquer hora do dia, e em qualquer dia da semana. Por serem programados para responderem às necessidades que condizem com a atuação da empresa contratada, eles também possuem a possibilidade do raciocínio lógico. Clientes nervosos ou descontentes costumam descontar o estresse com o problema em cima dos atendentes e, ao fazerem isso com um assistente virtual, o sistema continuará neutro, pois atende de maneira “racional” ao que lhe é enviado, sem haver demonstração de sentimentos.
As pequenas dúvidas também podem ser resolvidas através dos chatbots, ganhando tempo para situações que demandem maior atenção do médico veterinário! Você também pode programar o assistente virtual de sua clínica para interagir com a linguagem utilizada pelo perfil de seus clientes. Desse modo, é possível que o cliente nem perceba que está falando com uma máquina, por conta da familiaridade na comunicação.
Meu negócio está ficando para trás?
Não, se você também não permitir que isso aconteça! Atualmente, empresas de diversos ramos já fazem uso de assistentes virtuais para aumentar a produtividade e lucro e, inseridas nestas, estão as clínicas veterinárias.
Perfis empresariais – ou seja, voltados para o relacionamento da empresa com seus clientes – que empregam assistentes virtuais em suas plataformas, apresentam respostas de engajamento superiores aos que não utilizam. E, para mais, é certo que os assistentes virtuais podem elevar, em média, 20% da quantidade de vendas e, por consequência, do faturamento da empresa.
Além disso, o custo com assistentes virtuais é muito menor quando comparado ao custo de contratar uma pessoa para ficar por conta das plataformas onlines.
Por isso, fica a dica!
Contratar serviços que não temos muito conhecimento, principalmente virtuais, pode parecer complicado e até mesmo arriscado. Por isso, a Central Veterinária trouxe para você duas opções de empresas que atuam na implementação de assistentes virtuais e gestão de tempo em clínicas veterinárias!
TecPet
A TecPet é uma empresa sediada em Florianópolis, e que possui como proposta aproximar clínicas veterinárias e petshops de seus clientes, sejam em potencial ou já fidelizados. Assim, utilizam da inteligência artificial PetBot – assistente virtual criada pela empresa – para realizar pré-atendimentos, agendamentos, venda de produtos e até mesmo notificar seus clientes sobre os atendimentos. E tudo isso sendo feito 24 horas por dia, em todos os dias da semana!
Segundo a própria TecPet, 90% dos agendamentos poderiam ser feitos através de assistentes virtuais, o que também diminuiria os gastos com impressão e papeladas, pois o software pode compartilhar as informações de cada paciente com toda a equipe, além do histórico, em tempo real.
Você pode acessar o site da TecPet clicando aqui.
NetVet
A NetVet é voltada para a gestão de clínicas veterinárias, principalmente de automatizações e sistemas de análise de dados financeiros. Você pode testar a plataforma deles de assistente virtual, chamada de VetGo, gratuitamente, sendo necessário apenas o cadastro da clínica veterinária.
Com mais de 30 anos de experiência, a NetVet tem como proposta conectar as clínicas veterinárias e seus clientes, além de outras áreas de atuação. Eles também possuem o iHorse, plataforma voltada para veterinários que oferecem atendimento a equinos, além de oferecer a criação e hospedagem para sites de clínicas veterinárias.
Você pode acessar o site da NetVet clicando aqui.
E aí, já implementou assistentes virtuais em sua clínica veterinária? Se a resposta for não, o que está esperando? Não fique para trás quando o assunto é modernidade e tecnologias! Se gostou do conteúdo deste artigo, compartilhe com seus parceiros da área.
Fontes: Zenvia; Revista Clínica Veterinária; NetVet; TecPet; Dígitro.
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