Marketing Rural: como aplicá-lo na pecuária?
O agronegócio brasileiro é um setor que cresceu em demasiado nas últimas décadas, sempre em busca de inovações constantes, aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e se adequando às exigências do mercado atual.
Isso se deve ao fato do agronegócio ser responsável por uma boa parcela do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a participação do setor no PIB total de 2021 deverá ser contabilizada em cerca de 28%.
Com isso, a tecnologia se faz cada vez mais presente não só no funcionamento da propriedade, mas na vida dos produtores, a partir do Marketing Rural. Nos dias atuais, cerca de 70% da população brasileira está conectada à Internet – tendo, pela primeira vez, metade da zona rural com acesso às redes.
Na vida dos produtores, a agricultura digital é uma realidade. Em pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 94% dos produtores rurais entrevistados possuem smartphone – em 2017, o percentual era de apenas 61%. No mesmo ano, apenas 42% usavam a internet como fonte de informações, número que aumentou para 74% em 2020.
E o que seria o Marketing Rural?
O conceito pode ser definido como as ações e processos desenvolvidos na agropecuária, visando colocar em evidência, divulgar e comercializar os produtos e serviços entre – e para – todos os sujeitos que estão inseridos no setor, desde o produtor ao consumidor.
Entre as atividades que podem ser aplicadas no Marketing Rural, podemos citar:
✓ Planejamento da produção;
✓ Tecnologias para cultivo,
✓ Colheita e armazenamento;
✓ Transporte e processamento;
✓ Distribuição;
✓ Comunicação,
✓ Entrega e relacionamento com o cliente;
✓ Comercialização;
✓ Publicidade e propaganda.
A tecnologia já integra a rotina das propriedades e, diante do cenário do mercado atual, ela é ainda mais importante. Com uma necessidade maior de tomar decisões rapidamente e com precisão, a internet possui um grande papel no que diz respeito ao relacionamento com novos parceiros e clientes, estabelecer negócios e acompanhar notícias sobre o setor, cotações e condições climáticas.
Se conectando por meio da internet, os produtores que investem no Marketing Rural permanecem consolidados e à frente do setor, se destacando perante os outros negócios.
Investir ou não no Marketing Rural?
Da mesma maneira que o agronegócio e os produtores rurais não são mais os mesmos, os consumidores também se modificaram ao longo do tempo. As pessoas não estão mais interessadas apenas no produto final, como também nos valores e missão das organizações na qual consomem, além de informações precisas sobre o que estão consumindo.
O avanço constante do agronegócio fez com que a concorrência também se tornasse maior. Assim, os investimentos em estratégias eficientes no Marketing Rural – e em várias plataformas de comunicação diferentes – fazem com que o produtor alcance maior destaque perante outros.
O Marketing Rural não traz destaque apenas para o setor, como também inúmeros benefícios:
Interação com o público-alvo, ou seja, os clientes
Estabelecer um contato mais próximo com seu público-alvo permite que o produtor tenha um canal de comunicação aberto, compreendendo o que o consumidor procura e como fidelizá-lo à sua marca.
Relacionamento com stakeholders
Os stakeholders (ou partes interessadas, em tradução livre) são grupos que se interessam pela sua marca, e podem ser desde os clientes aos investidores. São outros exemplos de stakeholders: gestores, funcionários, colaboradores, fornecedores, consumidores, sindicatos e a comunidade.
Posicionamento da marca
Quem não é visto, também não é lembrado, certo?
Por isso, estar presente na Internet e nas redes sociais faz com que sua marca se consolide na mente dos consumidores e no mercado em geral. Quando a empresa é destaque em um setor, ela influencia pautas e discussões, serve de referência para outros negócios e fideliza o público-alvo.
Dessa maneira, todas as ações que você tomar com relação ao Marketing Rural de sua empresa estarão interligadas ao aumento das vendas, que é o objetivo principal. Com uma comunicação eficiente com todas as áreas que integram o setor, é possível que o produtor mantenha um ganho constante ainda que em períodos de instabilidade.
Como aplicar o Marketing Rural nas empresas?
São inúmeras as ações que o produtor pode aplicar nas propriedades visando aumentar sua visibilidade, visto que elas irão atuar de maneiras diferentes de acordo com cada público-alvo a ser atingido.
As propostas podem ocorrer através de campanhas publicitárias, feiras e exposições, trabalhos de assistência à comunidade, entre outras. Além disso, lembre-se de marcar presença na Internet! Como dito anteriormente, para que sua marca seja lembrada, é importante que ela seja vista.
Por isso, invista na produção de um site prático e completo, que atenda às expectativas e buscas do seu público-alvo. A partir da compreensão sobre o que seus consumidores desejam, será possível traçar um plano de identidade visual e produção de conteúdos relevantes para as pessoas. Isso deve acontecer principalmente nos canais de comunicação em que seu público está inserido (seja em aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais, artigos em blogs, etc).
Marketing Rural x Fake News
As Fake News (ou notícias falsas, em tradução livre) podem contribuir, e muito, na descredibilização do agronegócio, visto que é tão fácil compartilhar notícias sem embasamento técnico ou científico, quanto é para a população acreditar nelas.
A partir da análise e estudo de entidades e grupos que possuem representatividade e respeito perante a sociedade, o Marketing Rural é capaz de divulgar dados concisos sobre as reais situações do setor.
O agronegócio é um setor que não pode ficar estagnado, sendo necessário que o mesmo se reinvente e se atualize acompanhando os avanços da sociedade e as exigências do mercado. Se você deseja conquistar um lugar de destaque, o Marketing Rural pode ser a sua solução!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhum artigo!
Fontes: Globo Rural; Nutrição e Saúde Animal (Vaccinar); Compre Rural.
Deixe um comentário