Mastite Bovina: causas, tipos, sintomas e tratamentos.
A mastite bovina é uma inflamação na glândula mamária das vacas, que causa diversos prejuízos na produção.
Dentre os principais temos a redução da produção e o descarte do leite, além dos custos com medicamento, assistência técnica e tempo para focar no tratamento dos animais. Em alguns casos, desfazer das vacas é a única opção.
E pensando na saúde do rebanho e no sucesso da sua produção, a Central Veterinária te conta as principais causas, sintomas e tratamentos para a mastite.
Quais as causas da mastite bovina?
A mastite bovina pode ser causada por vários fatores, como microrganismos, injúrias físicas ou pelo manuseio de substâncias químicas.
Ela pode acontecer quando o esfíncter do teto fica aberto por alguma pressão intramamária ou após a ordenha. Com essa abertura, os microrganismos tem mais facilidade para invadir o canal, utilizar do leite como substrato e alcançar o seio lactífero, desencadeando uma inflamação.
Quais os tipos de mastite?
Existem principalmente dois tipos de mastite: a clínica/subclínica e a contagiosa/ambiental
A clínica apresenta sinais de inflamação no úbere, causada por uma série da fatores como o patógeno causador, características intrínsecas ao hospedeiro e ao ambiente. Já a contagiosa é causada por microrganismos presentes na glândula mamária e a transmissão acontece para outros animais através da ordenha.
Quais os sintomas da mastite?
Os principais sintomas e prejuízos da mastite bovina são:
- Febre;
- Perda de apetite e anorexia ;
- Depressão e alteração no comportamento do animal;
- Tetos e úbere vermelhos, inchados e doem ao serem tocados;
- Grumos e pus no leite;
- Diminuição da produção de leite;
- Tempo perdido no tratamento;
- Aumento da CCS do leite;
- Descarte ou morte das vacas.
Como é feito o tratamento e prevenção da mastite?
Primeiramente a prevenção é o melhor caminho. Manter o ambiente limpo e confortável para os animais é fundamental. Além disso, é importante fazer o manejo correto da ordenha, sempre desinfetar os tetos, dar manutenção nos equipamentos e ficar atento ao manejo dos casos clínicos para não transmitir para outros animais.
Em casos onde já existe a doença é necessário tratar todos os animais com antibióticos para prevenir novos casos e eliminar os existentes. Aqui na Central Veterinária nós oferecemos inúmeros medicamentos eficazes contra mastite. Confira agora na nossa loja online e mantenha a saúde e a produção do seu rebanho em dia!
Fonte: Milkpoint
Deixe um comentário