Porque a suplementação com probióticos é benéfica para a saúde dos pets?
Você sabia que o organismo dos nossos pets é a casa de inúmeros microrganismos?
Eles estão presentes, principalmente, no trato gastrointestinal, divididos entre bactérias favoráveis à saúde dos animais e as prejudiciais.
Dentre as bactérias benéficas, temos as responsáveis por auxiliar na digestão e absorção dos nutrientes, produzir vitaminas essenciais para um bom funcionamento corporal e por diminuir a proliferação de microrganismos malignos no intestino, fortalecendo o sistema de defesa do órgão.
Em contrapartida, existem as bactérias maléficas ao organismo – que também integram o trato intestinal -, responsáveis pelas inflamações na mucosa intestinal, por produzir substâncias tóxicas e facilitar o aparecimento de doenças.
No organismo saudável, os dois tipos de bactérias convivem em harmonia. Todavia, alguns fatores podem atrapalhar esse equilíbrio, como estresse, doenças, uso de antibióticos, mudanças na dieta, entre outros. Em consequência, os microrganismos benéficos diminuem em quantidade e os maléficos se proliferam mais rápido, podendo causar danos à saúde dos pets.
E é aí que entram os probióticos!
Os probióticos são suplementos alimentares produzidos à base de microrganismos vivos que, ao entrar em contato com o organismo dos animais, promovem inúmeros benefícios à microbiota intestinal e reforçam a produção das bactérias boas citadas anteriormente.
Dessa maneira, o uso de probióticos tem sido cada vez mais indicado para auxiliar na restauração do equilíbrio microbiano intestinal, diminuindo qualquer desconforto que os pets possam sentir no trato intestinal e promovendo uma digestão mais saudável.
Contudo, por apresentarem microrganismos vivos na composição, a viabilidade das bactérias presentes nos probióticos é fundamental para manter a efetividade do medicamento. Por isso, a escolha do probiótico deve ser feita de maneira criteriosa, levando em consideração tanto a qualidade, quanto a procedência das cepas bacterianas.
Onde podemos encontrar os probióticos?
Antes de procurá-lo em medicamentos próprios, é preciso ter calma!
Primeiramente, verifique sobre a presença já existente de probióticos na dieta atual do seu pet, uma vez que diversas rações secas e úmidas, além de petiscos, podem conter o produto em sua composição.
Em segundo lugar, existem alimentos que podem integrar a alimentação dos animais que são fontes naturais de probióticos, a exemplo da beterraba. Assim, se ainda houver a necessidade de utilizar o produto – o que deve ser decidido junto a um médico veterinário -, você poderá encontrá-los em suplementos oferecidos em diferentes formatos: seringas, tabletes mastigáveis com sabor de carne e petiscos.
Os probióticos são fórmulas essenciais para auxiliar e impulsionar o funcionamento do trato intestinal, e eles devem estar integrados em conjunto com a dieta dos pets, suprindo todas as necessidades deles!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhum artigo!
Fontes: Petlove; Ouro Fino Pet; Max Total Alimentos.
Deixe um comentário