Seringas para mastite: guia completo para o tratamento em vacas secas e lactantes
A saúde das vacas leiteiras é fundamental para garantir a qualidade do leite e a lucratividade da produção. Porém, a mastite bovina é uma doença que, infelizmente, causa muita preocupação, devido ao seu alto grau de contaminação e os prejuízos que ela causa.
Mas a boa notícia é que atualmente existem diversas formas de tratamento, e um dos mais recomendados são as seringas intramamárias. No entanto, é importante escolher o tipo correto de seringa, pois existem diferenças importantes entre as seringas para vacas secas e lactantes.
E nesse artigo mostraremos quais são as distinções entre as duas situações, além de algumas sugestões de seringas que você encontra na nossa loja online. Vamos lá?
Como funcionam as seringas para mastite?
As seringas intramamárias contêm antibióticos que são infundidos diretamente no úbere da vaca. Esses medicamentos combatem a bactéria causadora da mastite, ajudando a controlar a infecção e a promover a cura.
Salvo algumas exceções, esse medicamento deve ser aplicado após o procedimento da ordenha e assepsia do úbere, instilando no canal do teto todo o conteúdo da seringa.
Para melhor aproveitamento do medicamento, é recomendado massagear a teta no sentido de baixo para cima após a administração do antibiótico.
Qual a diferença entre as seringas de mastite para vaca lactante e para vaca seca?
A principal diferença entre seringas de mastite para vacas secas e lactantes está na concentração do antibiótico, no bico e, em alguns casos, na formulação do medicamento. Confira no quadro abaixo as principais diferenças:
Característica | Vacas secas | Vacas lactantes |
Concentração de antibiótico | Mais alta | Mais baixa |
Formulação | Antibiótico + anti-inflamatório | Antibiótico de ação rápida |
Bico | Mais curto | Mais longo |
Agora que você viu essas diferenças entre as principais seringas para mastite, veja algumas opções de medicamentos que estão disposição na Central Veterinária:
Seringas para vacas lactantes
Ciprolac®
O Ciprolac® é um medicamento que trata mastites agudas ou crônicas causadas pelos seguintes microorganismos: Corynebacterium bovis, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus uberis, Enterobacter aerogenes e Trueperella pyogenes.
Esse antibiótico produzido pelo laboratório Ourofino leva em sua composição a Ciprofloxacina, e possui uma alta biodisponibilidade no tecido mamário. Além disso tem um amplo espectro de ação, principalmente sobre os Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
Para aplicar esse antibiótico deve primeiramente esgotar o leite do quarto afetado, higienizar os tetos e aplicar todo o conteúdo de uma seringa (10g) com bico aplicador no canal do teto. Depois massagear o úbere, de baixo para cima, a fim de se obter melhor distribuição do produto.
Gentamasti 250mg®
O Gentamasti®, medicamento produzido pelo Agener, tem como composto químico o Sulfato de Gentamicina, um poderoso antibacteriano e a Prednisolona, um fármaco com ação anti-inflamatória.
Ele é indicado para tratamento de mastites causadas por bactérias gram-positivas e gram-negativas que são sensíveis a gentamicina, como por exemplo: Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus uberis, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus spp.
Para aplicar esse antibiótico deve primeiramente esgotar o leite do quarto afetado, higienizar os tetos e aplicar todo o conteúdo de uma seringa (10g) com bico aplicador no canal do teto. Depois massagear o úbere, de baixo para cima, a fim de se obter melhor distribuição do produto.
Gentatec Mastite 250mg®
Outro medicamento produzido à base de gentamicina, o Gentatec Mastite 250mg é um antibiótico de suspensão oleosa produzido pela Chemitec, indicado para a eliminação de bactérias que são sensíveis a esse fármaco.
Deve ser aplicado o conteúdo de uma seringa (10g) de Gentatec Mastite 250 mg em cada quarto afetado a cada 24h, durante 3 dias consecutivos.
Silmast 5g®
O Silmast 5g é um medicamento produzido pela Vansil feito à base de Cloxacilina e Ampicilina Anidra, recomendado para vacas que foram submetidas a bactérias sensíveis a esse fármaco, como Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae Streptococcus dyagalactiae, Streptococcus uberis, Escherichia coli, Enterobacter aerogenes e Klebsiella spp.
Para aplicar esse antibiótico deve primeiramente esgotar o leite do quarto afetado, higienizar os tetos e aplicar todo o conteúdo de uma seringa (5g) com bico aplicador no canal do teto. Depois massagear o úbere, de baixo para cima, a fim de se obter melhor distribuição do produto. Esse tratamento deve ser repetido a cada 24 ou 48 horas, num total de 3 aplicações.
Spectramast LC 10 ml®
O Spectramast LC é um antibiótico produzido pela Zoetis que tem como base química o Cloridrato de Ceftiofur, um antibiótico da família das cefalosporinas eficaz na eliminação de bactérias gram-negativas.
Além disso, ele oferece um tratamento flexível para uma melhor chance de cura bacteriológica completa contra patógenos difíceis.
Esse medicamento possui uma seringa que oferece uma cânula que tem as opções de inserção total (onde é introduzida cuidadosamente a cânula por completo no canal do teto) ou parcial ( onde é inserida até a ponta branca no canal do teto).
Para fazer a aplicação do Spectramast, você deve seguir o seguinte procedimento:
- Lavar completamente os tetos com água morna contendo anti-séptico apropriado.
- Secar bem e esgotar totalmente o úbere.
- Limpar a extremidade do teto afetado usando lenços individuais com álcool para cada teto.
- Escolher o comprimento da inserção desejado (total ou parcial) e introduzir a extremidade da seringa no canal do teto.
- Empurrar o êmbolo da seringa a fim de administrar todo o conteúdo e, massagear o quarto para a distribuição da suspensão na cisterna de leite.
- Introduzir uma (1) seringa em cada quarto afetado.
Este tratamento deve ser repetido após 24h e em caso de terapia mais prolongada, deve ser feita uma vez ao dia por até 8 dias consecutivos.
Seringas para vacas secas
Biomast Vs®
O Biomast Vs® é um antibiótico que foi desenvolvido pelo laboratório Biofarm especialmente para a prevenção e tratamento de mastites. Por ter um componente químico pertencente à família das cefalosporinas da terceira geração, ele atua sobre uma variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas, aeróbias e anaeróbias, causadores das mastites.
Para aplicar esse antibiótico deve primeiramente esgotar o leite do quarto afetado, higienizar os tetos e aplicar todo o conteúdo de uma seringa (10g) com bico aplicador no canal do teto. Depois massagear o úbere, de baixo para cima, a fim de se obter melhor distribuição do produto.
Mastifin Vaca Seca®
O Mastifin Vaca Seca® é uma medicação à base de gentamicina desenvolvida pela Ourofino para o tratamento e prevenção das mastites, oferecendo uma ação prolongada que se estende por quatro semanas.
Ele atinge os seguintes agentes bacteriológicos: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus agalactiae, Streptococcus uberis, Streptococcus dysgalactiae, Corynebacterium spp, Escherichia coli, Micrococcus spp, Pseudomonas spp, Klebsiella spp, Serratia spp, Proteus spp e Enterobacter spp.
A aplicação deve ser feita após a última ordenha da lactação e a desinfecção dos tetos, aplicar pela via intramamária, todo o conteúdo de 1 seringa, ou seja, 10 g em cada quarto do úbere, em dose única.
É recomendado fazer uma massagem de baixo para cima no úbere, para melhor dispersão do produto por toda a glândula mamária.
Mastizone®
O Mastizone Vs é um medicamento produzido pelo laboratório UCB feito à base de gentamicina. Ele possui uma formulação especial de ação prolongada, desenvolvida especialmente para ser utilizada fora do período de lactação, agindo sobre os principais causadores da mastite.
A aplicação deve ser realizada após última ordenha. Para isso, é preciso esgotar completamente os quartos do úbere após o esgotamento total do leite lavar o teto com água e sabão e enxugá-lo recomenda-se o uso de papel-toalha descartável.
Após desinfetar e enxugar, introduzir o bico aplicador no orifício da teta apenas o suficiente (2 a 3 mm) para injetar o conteúdo de uma seringa em cada teto infeccionado, e massagear suavemente de baixo para cima para facilitar a dispersão do produto nos quartos. Deve-se aplicar todo o conteúdo de uma seringa (10g) em cada teto.
NeomasticVs®
O Neomastic é um antibiótico do laboratório Calbos indicado para o tratamento de mastites em vacas, no início do período seco. Esse medicamento, que é feito à base de Sulfato de Neomicina e Bacitracina de Zinco, possui uma longa ação contra microorganismos resistentes a outros fármacos.
Ele deve ser administrado diretamente no canal do teto, aplicando o conteúdo de uma seringa para cada quarto de teto afetado, após a última ordenha antes do início do período seco das vacas.
Vaseclox Vs®
O Vaseclox Vs é um antibiótico semi-sintético intramamário produzido pela Lavizoo indicado para o tratamento da mastite em vacas secas, eliminando as bactérias que presentes na úbere no início do período seco e prevenindo que as infecções possam voltar a ocorrer durante esse período.
Deve aplicar diretamente todo o conteúdo de uma seringa (10g) no canal do teto após a última ordenha da lactação.
Por que devo investir em seringas para mastite?
O uso das seringas para mastites apresenta resultados positivos no tratamento dessa infecção. Além disso, a utilização desse antibiótico é bastante prática e segura em ambos os casos, seja para vacas leiteiras como as de lactação.
Por fim, além do seu fácil manuseio, essas seringas geralmente são muito baratas em relação a outros medicamentos que combatem a mastite bovina, oferecendo assim uma grande vantagem em custo – benefício.
Porém, é sempre bom ressaltar que somente o veterinário pode indicar quais medicações devem ser administradas no animal.
E se você deseja ter essas opções de seringas para o tratamento de mastite, pode contar com a Central Veterinária nesse sentido! Compre agora pela nossa Loja Online ou pelo Televendas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, siga-nos para acompanhar lançamentos e promoções, e explore mais curiosidades sobre o mundo veterinário. Estamos aqui para cuidar do bem-estar dos seus animais!
Fontes: Somaticell, Milkpoint
Deixe um comentário