Entenda o que é e como funciona o Animal Intelligence
Com os avanços recentes da tecnologia e da ciência de dados, tornou-se cada vez mais fácil otimizar análises e informes, tanto no agronegócio quanto na pecuária. A Inteligência de Dados, que permite prever eventos futuros, possibilitou o monitoramento do rebanho e o aprimoramento das métricas utilizadas na gestão da propriedade.
O “Animal Intelligence” (Inteligência Animal, em português) é uma tecnologia que atua na análise dos dados do seu negócio, auxiliando no aprimoramento da saúde, bem-estar e reprodução de inúmeras espécies de animais – mas em especial os bovinos de corte e leite. Para isso, são aplicadas técnicas como monitoramento e rastreabilidade dos bichos.
Para obter tais informações, são utilizados dispositivos de identificação (como brincos e colares de monitoramento) e sensores, responsáveis por examinar o comportamento dos animais. Com isso é possível coletar dados sobre a saúde do animal em tempo real, permitindo que o veterinário e o produtor os recebam imediatamente.
Vantagens do Animal Intelligence
Identificação visual e eletrônica
Entre as vantagens de utilizar o Animal Intelligence, podemos citar a identificação visual e eletrônica dos bovinos, através de caracterização e tagueamento exclusivo dos bichos. Para implantá-los, é importante que haja treinamento especializado dos funcionários, a fim de aplicá-los de forma rápida e segura, utilizando furadores e aplicadores, e sem causar desconforto aos animais.
Além disso, a amostragem do tecido da orelha (onde é aplicado o brinco) permite que os dados sejam coletados de forma precisa e rápida, garantindo ao veterinário e ao dono da propriedade obter biópsias de maneira mais fácil.
Precisão no monitoramento
Outro benefício do Animal Intelligence é a precisão do sistema, que permite uma identificação precoce de doenças em vacas, bem como cio e melhor momento para inseminar. Ademais, a inteligência de dados atua em outras áreas da fazenda: bem-estar, produção, sustentabilidade, melhoria na gestão, etc.
Quando utilizada de modo eficiente, a tecnologia aponta também tendências dos grupos de animais, permitindo aprimorar as condições de temperatura, nutrição e satisfação dos bovinos, além de analisar se as reações do gado às modificações foram positivas ou negativas.
Otimização da ordenha e controle da saúde dos bovinos de leite
A partir da tecnologia de ordenha, o Animal Intelligence permite um monitoramento efetivo do processo, além da coleta dos dados da produção de leite. Através de pulsadores e válvulas de controle, a técnica fornece informações e dados ao veterinário e ao produtos, possibilitando a identificação precoce de problemas de saúde comuns em vacas leiteiras e o controle dos danos.
A inteligência de dados tem também como função o acompanhamento das vacas leiteiras antes, durante e depois do parto, permitindo o acesso a medidas preventivas que ajudem a reduzir a mortalidade dos animais e possíveis impactos na produtividade.
Ainda é possível coletar relatórios sobre vacas lactantes e desconfortos, a exemplo do estresse térmico. Com isso, o produtor poderá atuar na prevenção e tratamento de problemas de saúde em geral.
Coleta de DNA e amostragem de tecido
Outra vantagem do Animal Intelligence é a viabilidade de coleta do DNA dos bovinos a partir de amostragens dos tecidos, facilitando na detecção de infecções e iniciação imediata do tratamento.
Com uma identificação precisa das amostragens, a tecnologia permite um acompanhamento adequado da reprodução do gado sem prejudicar a saúde e o bem-estar das vacas e das novilhas.
Por fim, uma otimização e agilidade nos diagnósticos feitos pelo veterinário é possível, e garante melhores opções de tratamentos precoces. O Animal Intelligence já é um grande aliado para os produtores e médicos veterinários, atuando na extração e organização de dados precisos e eficientes.
Conheça abaixo algumas das plataformas de Animal Intelligence que podem auxiliar o seu negócio!
Allflex
PecSmart
Feeding Intelligence
Fonte: Universo da Saúde Animal; Allflex Global; Pecsmart; Cargill.
Deixe um comentário