Febre Aftosa: causas, sintomas e tratamentos.
A Febre Aftosa é uma doença viral e gera uma grande preocupação pela facilidade de transmissão que ela possui e pelas perdas econômicas que pode causar em todo o país.
A Central Veterinária vai te contar tudo sobre essa enfermidade para você ficar atento e sempre manter a saúde dos animais em dia.
O que é a Febre Aftosa?
A Febre Aftosa é uma doença viral grave, altamente contagiosa e, ao contrário do que muitos pensam, não afeta somente bovinos. Também pode infectar suínos, ovinos, caprinos e outros animais de casco fendido, como camelídeos, capivaras e elefantes.
Existem 7 tipos de vírus que causam a Febre Aftosa: O, A, C, SAT. 1, SAT. 2, SAT. 3 e Ásia 1. Todos possuem sinais clínicos similares, mas só é possível identificá-los em laboratório.
Como ocorre a transmissão da Febre Aftosa?
Quando um animal está infectado, ele começa excretar o vírus poucos dias após os sintomas. O microorganismo sobrevive nos tecidos, no trato respiratório, saliva, leite, urina, fezes e sêmen. O vírus ainda consegue ser encontrado em materiais contaminados e no ambiente durante vários meses, dependendo das condições climáticas.
Quando outro animal saudável entra em contato com qualquer um dessas substâncias ou lugares infectados, há grandes chances de contágio. A doença é transmitida automaticamente pela movimentação de animais, pessoas, veículos e qualquer outro que tenha sido contaminado pelo vírus.
Quais são os sintomas da Febre Aftosa?
Os principais sintomas de febre aftosa são aftas (vesículas ou bolhas) na boca, nos pés e nos tetos dos animais. Essas bolhas podem estourar causando muita dor e desconforto, levando a outros sinais como:
- Febre;
- Apatia;
- Falta de apetite;
- Salivação;
- Manqueira;
- Dificuldade de se mover ou ficar de pé;
- Abortos;
- Diminuição da produção de leite;
- Doença cardíaca;
- Morte.
Qual o tratamento para Febre Aftosa?
A febre aftosa não possui cura ou tratamento imediato. Ela dura normalmente de 2 a 3 semanas, com a recuperação natural do animal.
O que ocorre é o controle das áreas ou animais infectados, podendo ser necessário o sacrifício para evitar e bloquear a transmissão.
Qual a prevenção para a Febre Aftosa?
O principal de qualquer doença é a prevenção. É importante manter a carteira de vacinação dos animais contra a febre aftosa em dia. Verifique as datas das campanhas na sua região. Outras prevenções são:
- Vistorie seu rebanho com frequência;
- Isole animais doentes dos sadios;
- Compre e venda animais com documentação em dia;
- Restrinja acesso de veículos desconhecidos na propriedade;
- Evite contatos com animais desconhecidos;
- Evite que animais comam ou bebam alimentos em fontes desconhecidas;
- Denuncie qualquer irregularidade praticada por terceiros.
O mais importante de tudo é manter a saúde dos animais sempre em dia. Aqui na Central Veterinária você encontra todos os produtos e medicamentos veterinários para manter os animais fortes e saudáveis. Suplementos, vermífugos, antiparasitários, hormonais e muito mais. Compre pelo nosso atendimento ou pela loja online. Estamos te aguardando!
Fonte: Ministério da Agricultura | Governo Federal
Deixe um comentário