IATF: vantagens e desvantagens da Inseminação Artificial em Tempo Fixo
A Inseminação Artificial em Tempo Fixo, conhecida como IATF, vem sendo cada vez mais utilizada nas fazendas brasileiras, visando o avanço genético dos rebanhos.
Essa é uma técnica que busca solucionar problemas frequentes que ocorrem na Inseminação Artificial convencional através de protocolos hormonais que controlam a ovulação.
Trata-se de uma estratégia de manejo que busca sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas, fazendo com que todas entrem no cio no mesmo dia. Dessa forma, a IATF possibilita inseminar mais animais em um menor período, melhorando a eficiência reprodutiva da propriedade.
E, como todo procedimento, a IATF tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelo produtor antes de investir na aplicação do método em sua propriedade.
Continue a leitura e confira!
Como funciona a Inseminação Artificial em Tempo Fixo?
Antes de tomar uma decisão sobre a Inseminação Artificial em Tempo Fixo valer ou não a pena para a produção do rebanho, é preciso entender como funciona o método.
Primeiramente, é escolhido um dia e horário específicos onde, através de terapias hormonais, é induzida a atividade ovariana de todas as fêmeas do rebanho. Assim, será possível sincronizar o cio de todas as vacas.
O ciclo estral das vacas dura, em média, de 18 a 24 dias, tendo o inseminador esse intervalo de tempo para realizar todo o processo de tratamento hormonal. Existem vários protocolos, e é importante verificar qual a melhor opção para o rebanho.
E quais as vantagens de aplicar a IATF na propriedade?
Em primeiro lugar, tem-se que a IATF elimina a necessidade de identificação de quais vacas estão no cio. Isso porque, na Inseminação Artificial tradicional, é preciso estar sempre verificando quais vacas estão no cio e prontas para serem inseminadas.
Além disso, a IATF é eficaz em fêmeas em anestro. Dentre os medicamentos utilizados no controle da ovulação, tem-se a aplicação do eCG, responsável por afetar as fêmeas em anestro.
Esse hormônio permite diminuir o IEP (intervalo entre partos), possibilitando alcançar a meta de produção geral da propriedade de geração de um bezerro por vaca.
Esse procedimento é totalmente seguro para as fêmeas, pois tratam-se de reproduções de hormônios já naturalmente produzidos pelos próprios animais.
As vantagens descritas acima são consideradas as mais efetivas na hora de decidir se a IATF deve ou não ser aplicada na propriedade. Além delas, existem outros benefícios que devem ser considerados, como:
- Melhoramento genético;
- Cruzamento entre raças;
- Prenhez mais rápida no pós-parto;
- Padronização dos lotes de animais;
- Possibilidade do uso do sêmen de reprodutores que já morreram ou que estão incapacitados para a monta;
- Diminuição no risco de acidentes durante a monta;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Utilização do sêmen mais indicado para cada fêmea.
Em contrapartida, quais são as desvantagens?
Como todo investimento de longo prazo, a IATF gera altos custos iniciais, devido a necessidade de aquisição de equipamentos (principalmente para os produtores que ainda não possuem os materiais necessários).
A falta de mão de obra qualificada também é uma preocupação para quem deseja investir na Inseminação Artificial em Tempo Fixo, pois devem ser profissionais com tempo e dedicação para identificar os cios, de forma a ser o mais assertivo possível.
Por fim, existem alguns requisitos que também determinam o sucesso da IATF no rebanho. Esse é um processo que demanda tempo e investimento, devendo ser considerados procedimentos internos da fazenda, a exemplo de:
- Controle Sanitário (vacinação, exames, etc);
- Controle Nutricional (estratégias nutricionais, suplementação, etc);
- Seleção dos melhores sêmens;
- Definição do protocolo que melhor se adequa à fazenda.
Assim, será possível determinar, em um menor prazo, o sucesso da IATF na propriedade, colhendo os primeiros resultados da Inseminação Artificial no seu rebanho!
Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais! E conte com a Central Veterinária para garantir os melhores medicamentos reprodutivos e hormonais para sua fazenda. Compre pelo Televendas ou pela Loja Online.
Fontes: Prodap; Jetbov; CPT Cursos Presenciais.
Deixe um comentário