Minha cadela entrou no cio: quais cuidados devo tomar a partir de agora?
O cio pode ser uma época complicada e desconfortável para a cadela, que passa por inúmeras alterações comportamentais e hormonais, além das cólicas.
Assim como acontece com as mulheres, o período fértil das cadelas se inicia na puberdade, momento que o animal alcança a chamada maturidade sexual. Geralmente, isso ocorre entre os 6 e 12 meses de idade, com o primeiro cio. Todavia, essa idade vai variar, principalmente, de acordo com o tamanho do pet.
Dessa forma, as fêmeas de pequeno porte costumam se desenvolver mais precocemente que as de grande porte. E, em geral, o ciclo se repete a cada 6 ou 12 meses, sendo diferente para cada pet.
Pensando na saúde e bem-estar da cachorrinha, é sempre recomendado que a castração seja agendada para o período após o fim do ciclo de vacinas, por volta dos 6 meses de idade, evitando assim que o pet entre no primeiro ciclo. Além disso, a castração auxilia na prevenção de doenças como Câncer de Mama e Piometra.
Sintomas
Como já dito, as cadelas que estão no cio podem apresentar diversos sintomas, causando enorme desconforto nas mesmas. Primeiramente, para saber se sua cachorra está nesse momento, fique atento aos seguintes sinais:
- Carência ou maior necessidade de atenção;
- Inquietação;
- Atração dos cães machos;
- Lambedura excessiva da vulva;
- Agressividade.
Existem também outros sintomas físicos e comportamentais que podemos citar:
- Irritabilidade;
- Cansaço e desânimo;
- Uivos e latidos em excesso;
- Impaciência e ansiedade;
- Aumento do volume da vulva;
- Vermelhidão ou escurecimento da região genital;
- Ocorrência de secreção sanguinolenta.
Fases do ciclo reprodutivo das cadelas
- Proestro: essa é a primeira fase da estimulação hormonal, em que as fêmeas liberam feromônios que atraem os machos. Todavia, é um período em que a cadela ainda não está apta para cruzar;
- Estro: esse é o período em que a cadela está oficialmente no cio. Nessa fase, a fêmea fica mais receptiva aos cães machos, aceitando a monta. Os sintomas físicos, como o inchaço da vulva e a secreção, começam a desaparecer. O cio tem duração média de 3 a 10 dias, sendo recomendado que, se o dono deseja evitar a prenhez, deve manter os machos longe por cerca de 15 dias;
- Diestro: nessa fase, nos casos em que ocorrer a fertilização ou fecundação, há as estimulações hormonais que permitem a continuação da gravidez. Esse período também aparece nas fêmeas que não cruzaram ou nas quais não houve fecundação, o que pode acarretar em uma gravidez psicológica (quando o pet apresenta todos os sintomas da gestação, sem estar prenha), durando, em média, 56 a 90 dias;
- Anestro: é o estágio caracterizado como o intervalo entre as principais fases do ciclo estral. A atividade hormonal é menor, sendo um período de recuperação pós-gestação ou pós-diestro nas cadelas que não ficaram prenhas. É a transição entre o encerramento de um ciclo e o início do próximo. Essa fase dura cerca de 3 a 10 meses.
Quais cuidados devo ter com a cadela durante o cio?
Nesse período, as variações hormonais podem deixar as fêmeas bem sensíveis e estressadas. Por isso, é importante que você tenha ainda mais paciência com a cachorrinha, mantendo os cuidados que garantam o conforto e bem-estar do animal.
Durante o cio, é comum que algumas cadelas apresentem falta de apetite ou apetite seletivo. Por isso, ofereça uma ração de qualidade e saudável, se atentando se o animal está comendo.
As fraldas caninas são uma ótima aliada no cio, pois funcionam como um absorvente feminino. Mas lembre-se de que elas devem ser trocadas, pelo menos, 2 vezes ao dia, sendo realizada a higienização correta da região genital.
Além disso, as fraldas devem ser retiradas nos momentos em que as cadelas farão suas necessidades, após brincadeiras e refeições, e sempre que elas demonstrarem desconforto com a vestimenta. Ah, e ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as fraldas não impedem o cruzamento!
Se você não quer que a cadela fique prenha, os únicos caminhos são a castração e o distanciamento dos machos não castrados durante esse período. Por último, evite expor a cadela em locais como jardins e praças.
Outro ponto a ser lembrado é que o inchaço pode deixar a vulva da cadela mais sujeita a traumas durante o proestro e estro, e as lambeduras em excesso podem ocasionar em inflamações na região.
Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em visitar o médico veterinário de confiança! Procure também deixar a cadela sempre bem confortável, para que esse momento seja o mais tranquilo possível para ela.
Fontes: Petz; Chef Bob.
Deixe um comentário