Lojas agropecuárias e a expectativa do mercado
As lojas agropecuárias assumem extrema importância para o Brasil, pois de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais (cerca de 41% da área).
Esses dados comprovam que as fazendas necessitam de insumos agropecuários para suprir as demandas do rebanho e dos clientes, como, por exemplo, medicamentos veterinários, rações, sais minerais, equipamentos, adubos, sementes, inseticidas, etc. Diante da alta produtividade e trabalho, a loja agropecuária se faz presente como a principal fornecedora e comercializadora de insumos agropecuários para que o produtor exerça com êxito as tarefas da fazenda.
Expectativa do mercado
Não podemos negar que estamos vivendo a melhor fase, ou o melhor momento, do mercado agrícola brasileiro, afinal, há 13 anos, o Brasil se tornou o terceiro maior produtor e exportador de produtos agrícolas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia. Motivo para comemorar, não é? Principalmente para os produtores rurais que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do mercado. Spoiler: a tendência é de crescimento cada vez maior para os próximos anos!
O país hoje é uma das referências mundiais do agronegócio, o que comprova o seu papel importante na economia brasileira, movimentando anualmente cerca de R$100 bilhões nos cofres públicos – o que representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, esse é um dos caminhos fundamentais para o enriquecimento do Brasil, por isso o grande investimento para o setor em níveis de tecnologia, como o melhoramento genético e biotecnologia, equipamentos autônomos, drones agrícolas e softwares para gestão.
Investimento em infraestrutura
Nos últimos anos o Governo Federal tem investido fortemente no mercado agrícola, o que possibilita ainda mais o crescimento do segmento. Assim, aumenta a capacidade agrícola de produtividade e de distribuição para os centros de distribuição (localizados em maior parte no interior do país), que está cada vez mais eficiente e competitiva no mercado global. O Plano Safra, por exemplo, tem o intuito de destinar valores todos os anos para o custeio e investimento no setor agropecuário.
O Plano Safra é o principal instrumento do Governo Federal para apoiar a produção agropecuária nacional. Ele contempla a concessão de créditos, subvenções e outros incentivos para produtores rurais e agroindústrias. Em 2022/2023, o Plano Safra terá um orçamento total de R$ 340,88 bilhões. Esse valor representa um aumento de 36% em relação ao plano anterior e deve beneficiar mais de milhares de produtores rurais até junho deste ano.
Expectativa para o mercado agrícola brasileiro
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), existem algumas megatendências de sucesso para os próximos anos, são elas:
- Sustentabilidade
- Adaptação da mudança do clima
- Agrodigital
- Intensificação tecnológica e concentração de produção
- Transformações rápidas no consumo e na agregação de valor
- Biorrevolução
- Integração de conhecimentos e de tecnologias
- Incremento da governança e dos ricos
Falamos tanto do mercado agropecuário que resolvemos elaborar 3 dicas para você vender mais na sua loja. Confira!
- Vendedores que entendem do produto: eles precisam ser precisos nas informações repassadas aos clientes. Quando você tem vendedores com bastante conhecimento, eles se tornam autoridades no assunto. Isso faz com que vender na loja agropecuária seja muito mais fácil, pois os clientes sabem que podem confiar nas recomendações dos vendedores. Além disso, quando os vendedores são especialistas no assunto, eles também tendem a oferecer um atendimento mais personalizado e útil para o cliente, o que pode aumentar significativamente as chances de fechar uma venda.
- Apresente um leque de variedades de produtos para vender mais: você precisa de produtos para conseguir seu objetivo, que é vender. É importante escolher os produtos certos para o seu negócio, de acordo com o público-alvo e as necessidades do mercado. Você também precisa considerar o preço dos produtos, a qualidade e a disponibilidade. Tudo isso vai ajudar você a montar uma loja agropecuária e agro veterinária bem-sucedida.
- Direcione com êxito a sua comunicação: será que você está buscando realmente os clientes que deveria buscar? Esse é um questionamento importante, afinal, a comunicação é o principal fator para lucratividade no seu negócio. Donos de casa com hortas, animais ou ambos são os principais consumidores finais dos produtos que você vende.
Os proprietários de hortas normalmente compram em pequenas quantidades e usam os produtos para abastecer seus negócios e/ou animais. Já os pequenos produtores são aqueles que possuem chácaras e revendem os produtos que cultivam em mercados. Eles costumam comprar em maiores quantidades e buscam por fornecedores confiáveis. Os grandes produtores, por sua vez, são fazendeiros que possuem plantações e cabeças de gado. Eles necessitam de grandes quantidades de insumos e geralmente fazem compras diretamente com as indústrias.
Por último, mas não menos importante, estão os canis. Se você vende ração, os canis são seus principais clientes. Eles precisam de alimentos balanceados para manter seus animais saudáveis e, por isso, realizam compras regulares em sua loja.
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Fonte: Embrapa – Visão do Futuro do Agro Brasileiro / Fala Mart / Agência Brasil / Broto – Seu Jeito de Fazer Agro.
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