Novembro Azul Pet: como proteger cães e gatos contra o câncer de próstata?
É do total conhecimento de muitos que o mês de novembro é conhecido pela conscientização para prevenir o câncer de próstata. E para os animais de estimação, como cães e gatos, a situação não é diferente!
Nesse aspecto, é importante que os tutores sempre tenham em mente que é possível oferecer tratamento adequado para essa doença, bem como existem formas de prevenção para que cães e gatos não desenvolvam tumores na região da próstata.
Esse artigo mostrará tudo o que você precisa saber a respeito do câncer de próstata em cães e gatos e como deve ser o tratamento que vai proporcionar o bem-estar aos animais de estimação.
Como ocorre o câncer de próstata em pets?
Mesmo sendo silenciosa em seu estágio inicial, o câncer de próstata em animais de estimação pode apresentar alguns sintomas que tanto os tutores como os veterinários devem prestar atenção.
Os principais sintomas que podem ser encontrados nos pets são:
- Dificuldade para urinar e defecar, ao ponto de sentir dores;
- Presença de sangue na urina;
- Dificuldade para andar;
- Perda de peso;
- Gotejamento de sangue pelo pênis;
- Constipação;
- Edema dos membros pélvicos;
- Dores abdominais;
- Diminuição da fertilidade e da libido;
- Perda de apetite;
- Corrimento uretral;
- Febre.
Como diagnosticar o câncer de próstata em pets?
O diagnóstico de câncer de próstata em animais de estimação é realizado primeiramente pelo médico veterinário, onde o profissional realizará os seguintes exames para confirmar o tumor:
- Exames de rotina (urina e sangue);
- Exames de imagens (ultrassonografias e radiografias);
- Biópsia;
- Exames de urina;
- Palpação retal em animais a partir de 5 anos de idade.
Como tratar o câncer de próstata em pets?
Dependendo da gravidade do tumor na próstata do animal, o veterinário indicará qual será a forma de tratamento mais adequada para o pet. Na maioria das situações, é necessário realizar um procedimento cirúrgico com o objetivo de remover a glândula, visto que a uretra passa por dentro da próstata.
Depois da remoção, é recomendado que o animal passe por sessões de quimioterapia e radioterapia, com o objetivo de controlar o local da doença. Contudo, na maioria das situações não há como reverter o mal que o câncer de próstata pode causar no pet.
Como prevenir o câncer de próstata em pets?
Visto que o câncer de próstata possui uma pequena chance de reversão para o animal de estimação, mais do que nunca, a prevenção é de extrema importância!
E uma dessas maneiras de tratamento é a castração precoce. Em cães pequenos e gatos, o ideal é com 1 ano de idade, já em cães de grande porte, é recomendado que seja feita aos 18 meses. Ao realizar esse procedimento, a incidência da doença diminui em 90%.
Isso acontece porque quanto mais rápido for realizado esse procedimento, menor é a chance de produção excessiva de hormônios. Com isso, não ocorre o desenvolvimento do tecido prostático, diminuindo assim a chance de desenvolvimento de tumores na próstata.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga-nos para acompanhar os lançamentos e promoções, além de conhecer mais sobre curiosidades interessantes a respeito do mundo veterinário.
Fontes: CFMV, CRMV-CE, CRMV-SP, Special Dog, APIPA, Quallita, Vetplus, Doglicious
Deixe um comentário