Soros: Guia completo com indicações, contraindicações e benefícios
Quem é responsável por cuidar da saúde de animais, sejam eles de estimação ou de produção, reconhecem a importância dos soros na reposição de componentes essenciais para o organismo.
Porém, visto que existem várias versões disponíveis no mercado, muitos ficam em dúvida sobre as utilidades e as contraindicações de cada um desses componentes.
Pensando nisso, fizemos este artigo contando detalhes, composições e indicações para cada tipo de soro. Confira!
O que é soro e sua utilidade?
O soro é um fluido ou solução cristalóide que auxilia o organismo animal em desequilíbrios hídricos, eletrolíticos e ácido-básicos, combatendo a desidratação. Na maioria das vezes, é administrado de forma injetável por via intravenosa.
O soro pode ser utilizado em animais quando passam por problemas de desidratação causada por diarreia, vômito, febre, inalação de gases tóxicos, diabetes, traumatismo, queimaduras, cirurgias e outras doenças.
Quais são os tipos de soro existentes?
Existem cinco tipos de soro, cada um com uma composição específica para atender às necessidades de cada animal e situação. Confira a seguir as diferenças, indicações e contraindicações de cada soro.
Soro Fisiológico
O soro fisiológico é um dos mais utilizados na área clínica. Composto por 0,9% de cloreto de sódio (NaCl) e água, é uma solução cristalóide e isotônica, utilizada para reposição de nutrientes.
Ele é indicado para animais que estejam sofrendo por perda de água e sal em seu organismo. Além disso, essa solução pode ser utilizada para higienização de feridas, diluição de medicamentos, limpeza de olhos e nariz e hidratação da pele.
Porém, há casos em que o uso desse soro não é recomendado, como: situações de hipernatremia, retenção hídrica e hipercloremia; insuficiência renal grave e casos de acidose metabólica.
Soro Glicosado
O soro glicosado é composto por 5% ou 10% de glicose, sendo indicado para reposição calórica e adequação dos níveis de glicose no sangue em casos como hipoglicemia, desnutrição e diurese osmótica.
Contudo, uma recomendação sobre o soro glicosado em 5% é que ele não pode ser utilizado em animais com diabetes, hiperhidratação, hiperglicemia, acidose, desidratação hipotônica, hipocalemia.
E nos casos de concentração em 10%, esse fluido é contra indicado em animais com hemorragia intracraniana ou intra-espinhal, síndrome de má absorção glicose-galactose e hipersensibilidade aos produtos do milho.
Soro Glicofisiológico
O soro glicofisiológico é composto pela mistura entre o soro glicosado 5% com soro fisiológico 9% e água destilada. Essa solução cristalóide é indicada para tratar animais que necessitem de fonte de energia e eletrólitos, reposição de volume e no tratamento temporário em caso de insuficiência respiratória.
Essa solução é contraindicada para animais que tiveram coma diabético, hiperglicemia, além daqueles que possuem síndrome de má-absorção de glicose-galactose, enfermidades cárdio-renais acompanhadas de edemas, hipernatremia ou retenção de fluído.
Soro Ringer simples
O soro ringer simples é um isotônico que contém 9% de cloreto de sódio, 0,03% de cloreto de potássio e 0,03% de cloreto de cálcio 2H2O.
Esse medicamento é utilizado para restabelecer o equilíbrio de hidroeletrolíticos quando ocorre uma perda de líquidos e íons, além de ser indicado em casos de aumento na alcalinidade dos fluidos do corpo.
O Ringer simples é contraindicado em animais que tenham hipernatremia, hipercalcemia, hiperpotassemia (hipercalemia) e hipercloremia.
Soro Ringer com Lactato
O soro ringer com lactato tem as mesmas características e contraindicações que o ringer simples, com a diferença que este possui a adição do lactato de sódio. Esse componente serve para proporcionar o aumento ligeiro do teor alcalino em líquidos extracelulares, agindo como forma de profilaxia e tratamento da acidose metabólica.
Por que devo ter cada um desses soros no meu estoque?
Como já mostramos, os soros são ferramentas terapêuticas valiosas na medicina veterinária, proporcionando diversos benefícios para a saúde e recuperação dos animais.
E visto que cada um deles têm a sua particularidade, ter todos em estoque é fundamental para oferecer um tratamento de suporte caso os animais venham apresentar problemas devido a desidratação ou perca de algum fluido específico.
Porém, é importante dizer que a escolha do tipo de soro e a dosagem adequada para ser oferecida ao animal devem ser feitas por um médico veterinário, que avaliará as necessidades específicas de cada caso. Sempre consulte esse especialista antes de comprar esse medicamento.
E aqui na Central Veterinária, você encontra todas as opções de soro para que você precisa ter em seu estoque. Compre agora pela nossa Loja Online ou pelo Televendas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, siga-nos para acompanhar lançamentos e promoções, e explore mais curiosidades sobre o mundo veterinário. Estamos aqui para cuidar do bem-estar dos seus animais!
Deixe um comentário